Imprime a Tua Ideia! (Impressão 3D)
João Sousa
O FISTA junta os estudantes da nossa escola com algumas das maiores empresas do mundo, em dois dias de aprendizagem e inovação, em workshops e conferências. Mas porque haveriam os alunos das escolas secundárias de ficar de fora se muitos também partilham do nosso gosto por Tecnologias e Arquitetura?
As nossas iniciativas pensadas especialmente para as escolas secundárias tornam o FISTA num ponto de encontro de alunos do secundário com as mais recentes inovações das Tecnologias e Arquitectura e o fantástico ambiente universitário do ISCTE.
João Sousa
Este workshop tem a duração de 2 horas.
Formador: João Sousa
A Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado pelo acrescento de sucessivas camadas de material. Este tipo de fabricação proporciona aos utilizadores a habilidade de, num simples processo, imprimirem objectos com diferentes propriedades físicas e mecânicas
O recurso a Impressoras 3D tem potenciado rápida a concretização de ideias através da impressão de objectos tridimensionais de pequena escala. O Workshop “Imprime a tua Ideia! (Impressão 3D)” tem como objetivo apresentar aos seus participantes a concepção básica de desenho 3D para prototipagem e suas especificidades de impressão do todo e das partes.
Contacto de forma introdutória com o conceito de Impressão 3D e suas técnicas. Introdução à modelação 3D. Lógicas de encaixe. Potencialidades e constrangimentos do recurso à impressão por meios aditivos. Preparação do objeto para prototipagem.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 08h30 às 10h30; 23/02 das 11h00 às 13h00.
Vasco Costa
Este workshop tem a duração de 1 hora e 45 minutos.
Formador: Vasco Costa
A engenharia informática foca-se normalmente no desenvolvimento de programas (software) que estão confinados a um computador. No entanto, o que aprendemos nesta área pode ser aplicado a produtos que interagem com o mundo real.
No caso da robótica, além de competências em software, precisamos também de dominar o hardware (os dispositivos reais). Os robots podem não se encontrar num ambiente controlado e encontrarem situações que não foram planeadas por quem os criou! Isto torna o desenvolvimento de robots um grande desafio!
O Workshop de Robótica tem como objetivo iniciar os alunos tanto no desenho e construção de robots, como no seu controlo. Para tal, iremos utilizar a plataforma de robótica "LEGO Mindstorms", que permite a customização dos robots, bem como dos seus sensores e actuadores. Apesar do sistema de controlo dos robots ser programado em Java, o Workshop não tem como requisito conhecimentos de programação por parte dos alunos.
Construção de um robot. Teste de diferentes sensores (toque, distância, som). Teste de actuadores (motores). Integração dos sensores e actuadores no robot. Programação de comportamentos reactivos simples.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 09h00 às 10h45; 23/02 das 09h00 às 10h45.
Vitor Pêgas
Este workshop tem a duração de 1 hora e 45 minutos.
Formador: Vitor Pêgas
A indústria dos videojogos encontra-se em expansão. Os jogos são considerados um ramo da multimédia bastante atractivo devido à sua componente interactiva.
Sendo este meio uma constante nas vidas dos jovens e adultos dos últimos anos, existe um grande interesse nesta área assim como uma curiosidade crescente sobre o que faz estes jogos “mexer” e o que se passa por detrás das cortinas.
Este Workshop pretende desvendar alguns segredos acerca da criação de videojogos assim como apresentar duas das grandes áreas que os compõem, a programação e o game design.
Sendo um Workshop introdutório de um assunto não generalizado no nosso país, este destina-se a todo o tipo de alunos. Serão abordados conceitos básicos de game design tais como a criação de adversidade e conflito interno no jogador, bom e mau design (por exemplo Skinner Box effects e time-gates). Serão, também, introduzidos conceitos de programação aliada aos videojogos, como por exemplo criação de níveis, personagens, movimentos ou mecânicas.
Introdução à área dos videojogos e das suas possibilidades. Apresentação de conceitos de game design presente em trabalhos já criados. Análise de um jogo no âmbito de game design e programação (reverse engineering). Criação conceptual de um jogo em conjunto com os alunos.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 09h00 às 10h45; 23/02 das 09h00 às 10h45.
António Raimundo
Este workshop tem a duração de 2 horas.
Formador: António Raimundo
Os drones estão na ordem do dia! Cada vez mais ouvimos falar na sua utilização para os mais variados fins. Como tal, é importante perceber o seu funcionamento, as capacidades de comunicação, como os podemos controlar e quais as aplicações poderão ter, hoje e no futuro.
Este workshop visa demonstrar aos presentes que tipos de drones existem e quais são os componentes necessários para construir um drone, explicando as suas funcionalidades e os seus comportamentos.
Abordagem sobre o tema e trabalhos realizados com drones no ISCTE-IUL (30 minutos). Explicação dos componentes a usar para a montagem do drone (30 minutos). Montagem de 4 drones em grupos de 4 ou 5 pessoas (1 hora e 30 minutos). Calibrações e teste de funcionamento (30 minutos).Este workshop decorrerá no seguinte horário: 22/02 das 10h00 às 12h00.
Marco Ribeiro, João Pavia
Este workshop tem a duração de 2 horas.
Formadores: Marco Ribeiro, João Pavia
É uma boa questão! Uma coisa é certa: a experiência desempenha um papel fundamental na descoberta destas leis, no sentido em que nos dá pistas!
Mas também é preciso ter imaginação para adivinhar os padrões escondidos, por vezes estranhos, no meio dessas pistas. Todos nós gostamos de jogos e desafios, e a física é isso mesmo, especialmente quando se trata da "física em acção"! Neste Workshop vamos falar das forças mais importantes do universo, e da forma como a física e a engenharia contribuíram para o avanço tecnológico desde o século XIX até ao presente. Vamos fazer experiências com som, óptica e electricidade e podes contar com duas horas cheias de cor, emoção e movimento!
Divulgação do ensino experimental da física com recurso às novas tecnologias.
O Workshop começa com uma pequena introdução. Seguem-se demonstrações de experiências de som, óptica e electricidade. Finalmente, os participantes são convidados a formar grupos e a experimentar (por exemplo, tirar medidas e depois conclusões) usando o equipamento apresentado nas experiências.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 11h00 às 13h00; 23/02 das 11h00 às 13h00.
Tomás Brandão
Este workshop tem a duração de 2 horas.
Formador: Tomás Brandão
Nos dias de hoje, os sistemas digitais estão presentes em praticamente todos os artigos de electrónica de consumo, desde o telemóvel mais simples até ao computador mais sofisticado. Nos princípios de funcionamento de qualquer sistema digital podemos sempre encontrar as regras e as operações definidas na lógica Booleana.
Este Workshop pretende dar aos participantes conhecimentos sobre os fundamentos e os procedimentos envolvidos no projecto de um sistema digital simples. Começamos com uma explicação sobre operações lógicas, funções lógicas e projecto de circuitos lógicos combinatórios. Segue-se uma sessão experimental, onde se pretende que os participantes apliquem esses conhecimentos de forma a conseguirem projectar, implementar e testar um circuito lógico.
Este Workshop tem o objetivo de estabelecer um contacto próximo entre os participantes e a temática dos sistemas digitais.
Introdução ao mundo digital e à álgebra de Boole. Funções lógicas (expressão algébrica, tabela de verdade e esquema do circuito). Projecto de um circuito combinatório usando mapas de Karnaugh.
Projecto e montagem de um circuito lógico: Projecto de um circuito a partir de uma tabela de verdade. Tutorial sobre montagem dos circuitos. Montagem e teste do circuito projectado pelos participantes.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 15h30 às 17h30; 23/02 das 14h30 às 16h30.
Micael Pepe, Pedro Geraldes
Este workshop tem a duração de 3 horas.
Formadores: Micael Pepe, Pedro Geraldes
A Arquitetura parte duma análise crítica do território ou espaço que a envolve, num compromisso entre forma e função. Numa escala muito menor, a sala de aula constitui um bom exemplo onde figuram diferentes elementos arquitetónicos sobre os quais é possível refletir. Ou seja, repensar estes elementos, através da materialização de uma ideia, ancorada a uma referência.
O Workshop "O Espaço através da Arquitetura" pretende despertar a consciência dos alunos para o entendimento de questões espaciais, através da compreensão de diferentes elementos que constituem o espaço, nomeadamente: luz/sombra, cheio/vazio, forma/função… Pretende-se que, através da interpretação duma imagem ou objeto, os alunos criem um pequeno modelo físico tridimensional capaz de interagir com a sala de aula
Conceitos básicos em arquitetura. Lógica espacial. Abstração da realidade através da análise de imagens e objetos a uma escala menor. Comunicação de ideias através do desenho. Criação de pequenos dispositivos (modelos físicos) que integrem o espaço envolvente e permitam um olhar diferente sobre os mesmos. Exploração das potencialidade dos materiais utilizados.Este workshop decorrerá nos seguintes horários: 22/02 das 15h30 às 18h30; 23/02 das 14h30 às 17h30.
Sancho Oliveira
Este workshop tem a duração de 3 horas.
Formador: Sancho Oliveira
Os espaços actuais já não são locais estáticos, sendo hoje locais adaptáveis à medida dos seus utilizadores. O recurso à computação física tem permitido desenvolver objectos que interagem com o utilizador em tempo real. O Arduino como plataforma eletrónica "open source” tem permitido criar soluções interativas que nos permitem, por exemplo, criar uma casa inteligente.
O Workshop “Arduino - Novas formas de interação” tem como objetivo introduzir os alunos aos princípios da computação física e noções fundamentais de Arduino e programação.
Introdução à computação física (Arduino). Introdução à programação. Realização de pequenos exercícios de arquitetura interativa com um Kit Arduino.Este workshop decorrerá no seguinte horário: 23/02 das 09h00 às 12h00.